terça-feira, 14 de agosto de 2012

O que o diabetico pode comer?


A diabetes atinge 5,2% da população adulta (acima de 18 anos) no Brasil. A porcentagem representa mais de seis milhões de pessoas. Entre os mais idosos, com idade superior a 65 anos, 18,5% sofrem com a doença. Os dados do Ministério da Saúde revelam que muitos brasileiros precisam cuidar da alimentação e controlar o consumo de açúcar.


Entenda o que é a diabetes

A insulina, responsável pelo metabolismo da glicose, é produzida no pâncreas. Quando esse hormônio não é produzido pelo corpo ou não consegue transformar a glicose em energia, a pessoa sofre de diabetes. A doença pode ser de tipo 1, quando o órgão produz pouca ou nenhuma insulina; de tipo 2, quando as células são resistentes à insulina; de tipo gestacional, que ocorre no período da gravidez.

Um cardápio especial
Em geral, os diabéticos recebem o diagnóstico e logo cortam os doces da alimentação. Porém, é importante ter cuidado também com alimentos salgados. Presente no arroz, na batata, em massas e pães, o carboidrato se transforma em açúcar no organismo, elevando assim a taxa de glicemia. Por isso, também deve ser consumido com moderação.
As fibras ajudam a deixar o processo de absorção da glicose mais lento, por isso, devem estar presentes no cardápio do diabético. Os peixes, principalmente os ricos em ômega 3, como salmão, atum, sardinha e pintado, também são ótimas escolhas para incrementar a refeição. Além destes, existem alimentos que funcionam quase como remédios para controlar o açúcar no sangue, é o caso da chicória e da batata yacon.
As verduras estão liberadas no cardápio! As frutas, apesar de saudáveis, possuem frutose e podem aumentar a glicemia. Mas, como importantes fontes de vitamina, fibras e minerais, devem estar presentes na alimentação. A palavra chave é moderação.
Atenção! O sal em excesso pode prejudicar a vida de quem sofre com a doença, com isso, é bom investir no alho, na cebola e em outros temperos para deixar a comida mais saborosa.
A alimentação equilibrada deve estar aliada à uma rotina de exercícios. E o cardápio do dia a dia deve ser estabelecido por um profissional capacitado. O nutricionista vai poder analisar as especificidades do caso e indicar a dieta correta para cada paciente.

fonte:receitas.com










Nenhum comentário:

Postar um comentário